Bar do Arante - Um Restaurante à beira da praia clássico de Floripa
Foto interna do restaurante Foto: Cristiano Freire |
Criado em 1958, começou como uma pequena vendinha para pescadores, então conhecida como Bodega do Arante.
Em meados de 1960, a Bodega passou a servir peixe frito. Nessa época, era comum que estudantes de outras cidades e regiões acampassem no Pântano do Sul, uma área até então pouco habitada. Lá eles comiam peixe e bebiam pinga de graça, oferecido pelo próprio Arante.
Devido a essa simpatia, aos poucos, o local foi se tornando ponto de referência na ilha. Os estudantes começaram a deixar recados nas paredes para os amigos que chegariam, marcando um lugar para de encontro ou até avisando o ponto correto de onde estariam acampados.
Foi aí que a mania de deixar bilhetes nas paredes pegou e até hoje é feito pelos clientes e por quem passa por ali.
É estimado mais de 70 mil bilhetes no presente momento. O bar restaurante também é uma referência gastronômica típica da ilha, em frutos do mar. O bar ainda conta com aquela cachaça tradicional da casa, chamada de Mata Bicho, produzida artesanalmente em um engenho da região.
Praia do Pântano do Sul
Uma praia que na verdade habita uma das maiores colônias de pescadores da ilha. Com águas calmas, gelada e com muitas gaivotas, o cenário é lindo ao olhar todos aqueles barcos de pesca na entrada da baía.
A areia é mais escura devida a alta concentração de minerais de óxido de Fe-ti (ilmenita e magnética). Nem por isso a paisagem deixa de ser maravilhosa. Num dia sol, forma um lindo contraste de cores entre mar, areia, verde da floresta na costa e as casas dos pescadores.
Nossa experiência
Fomos duas vezes ao Bar do Arante em situações bem diferentes. Uma em outubro num dia nublado e outra num dia de verão de Janeiro já nesse ano de 2022.
Na primeira ocasião, por estar nublado e um dia mais frio, a praia era só nossa. Almoçamos um peixe frito com vinho da casa muito gostosos e depois caminhamos na praia. Eu havia levado minha maquina profissional de fotografia e pude fazer imagens incríveis das gaivotas e barcos dos pescadores.
O atendimento foi bom e o garçom atencioso. O peixe frito vem gostoso com limão ficou top demais. Esse é tipo de lugar que o simples é mais! Eles tem um estilo caseiro em que a comida é feita naquela hora. O vinho tinto da casa também estava gostoso. Gastamos um total de 60 reais nesse aperitivo de peixe frito com duas taças de vinhos e duas águas.
Taça de vinho com a vista para a praia Foto: Cristiano Freire |
Na segunda experiência, foi no verão, num dia de muito calor e vento. A praia estava lotada, mudando totalmente o cenário. Dentro não estava tão cheio, acredito que por causa do horário, que foi final de tarde, aquele intervalo entre jantar e almoço. Dessa vez pedimos os pastéis de camarão e queijo com cervejas long necks. Os pastéis que são por unidade, são grandes! Vale muita a pena pedir pelo preço. Vem muito recheio e foram fritos naquela mesma hora.
O restaurante/bar tem um cardápio extenso. Focado em frutos do mar, exemplifica bem a comida típica da região. Tem pratos para duas pessoas assim como individual. Os pratos não são baratos, então uma boa opção se tiver apertado são as entradas individuais.
Nas duas vezes, a experiência do lugar em que você escreve seu bilhete e acha um lugar para pendurar e marcar sua passagem por toda uma eternidade por aquele lugar, é fantástico! Isso pra gente marcou mais do que tudo. A experiência!
Não só pelos bilhetes, o visual do restaurante é muito interessante. Tantos bilhetes, tantas histórias ali naquele mesmo lugar! Tantas vidas, tantas pessoas que passaram por ai! É uma energia fantástica! Mesmo se só tivesse o restaurante e mais nada, ja valeria a pena.
Da mesma que a praia à frente com os barcos e lifestyle dos pescadores locais, o vento batendo nos barcos, a areia e o mar é um cenário tão lindo capaz de estrelar qualquer entrada de filme hollywoodiano!
Nós recomendamos muito e esse pico é um must go em Floripa!
🚨Dica extra
O lugar fica no extremo sul da ilha, local mais vazio e somente uma rua pequena dá acesso ao lugar. No verão, Uber pode ser muito difícil conseguir. Não deixa para pedir quando estiver com pouca bateria, pois você pode ficar na mão!
A boa é negociar com algum Uber que estiver deixando alguém no local. Muitos não aceitam pegar passageiro pelo transito que forma no final de tarde, quando todos saem do mesmo local para centro e outras partes da ilha.
📶 Wi-Fi para Clientes
⏰ Horário de Funcionamento: Diariamente 11:30 às 23:30
📍Rua Abelardo Otacílio Gomes, 254- Pântano do Sul- SC, 88067-100
💻 Contatos: https://www.instagram.com/restaurante.arante/
Se você gostou dessas dicas, deixe o seu comentário!
Siga o instagram: ocasal.blogger
Nos vemos na próxima!
Comentários
Postar um comentário